pedro@pedrowerner.com.br    |   

Como o estresse pode afetar a visão?

Sabe-se que problemas psicológicos desencadeiam sintomas e trazem consequências reais para o corpo.  O stress provocado pelo estilo de vida ou por uma predisposição neurológica é um deles. Trata-se de um importante fator de risco para diversas doenças, por conta da estreita relação entre mente e corpo.

Um indivíduo estressado é a resposta de um organismo que chegou ao seu limite e está sobrecarregado. Nosso organismo precisa de equilíbrio e harmonia para funcionar bem, o excesso só funciona a curto prazo. Com a visão não é diferente - o mais importante sentido do ser humano não está livre de sofrer desgastes. 

Os prejuízos do estresse para a visão

É através da visão que a maior parte dos estímulos chegam ao funcionamento cognitivo, graças a mecanismos musculares internos que controlam a formação e o foco da imagem - um processo que os especialistas chamam de “acomodação visual”.  Porém, quando a pessoa é submetida ao estresse, esse arranjo pode falhar e a musculatura entrar em espasmo (tremor ou contrações involuntárias das pálpebras), desencadeando visão embaçada, miopia induzida, dores de cabeça, ardor ocular e outras reações adversas. Nesses casos, o oftalmologista deve ser consultado imediatamente. 

Métodos de relaxamento para a visão

No primeiro momento, os especialistas recomendam alguns métodos de relaxamento da visão que consistem em exercícios para a musculatura dos olhos. Providenciar umidificadores e iluminação adequada no ambiente de trabalho; descansar os olhos a cada 3 horas; piscar os olhos com mais frequência; evitar poeira, fumaça de cigarro, poluição, ar condicionado e fazer compressas geladas costuma aliviar os incômodos oculares e garantir mais conforto visual. 

Se o médico não identificar alterações graves, a orientação é tratar o estresse. Ele é um elemento gerador de desequilíbrio das funções orgânicas e deve ser encarado de forma séria, pois não afeta só a visão, mas o corpo inteiro.

Previna-se contra a fadiga ocular

A fadiga ocular compromete o foco da visão pelo esforço contínuo e cansaço dos músculos oculares, é uma típica situação de estresse. Mas o importante é estar sempre estar atento a essas anormalidades. Podem ser apenas sinal de cansaço relacionado a microcomputadores ou mudanças de grau dos óculos, mas também podem significar algo mais grave. Busque seu oftalmologista e investigue o que pode estar por trás desses sintomas! 

Fonte: Medical Site

25 de Julho de 2019